terça-feira, 25 de novembro de 2008

Estudantes Voluntários

Ser voluntário durante as férias escolares e ter um primeiro contacto com o mundo laboral é o desafio proposto pela Autarquia aos estudantes do concelho. “Atitude Positiva – Desperta a Tua Vocação” – assim se chama este projecto que arrancou no Verão – é destinado a jovens entre os 15 e os 30 anos.

Com as férias do Natal à porta, inicia-se uma segunda acção deste projecto que pretende integrar os voluntários em vários serviços camarários, desde as divisões de Cultura, Desporto, Bibliotecas, Museus e Inclusão Social ao Gabinete da Juventude.

O espírito de voluntariado é o que se pretende, pois apenas é concedido um seguro de acidentes pessoais. Sem remuneração – porque voluntariado é isso mesmo –, os participantes ganham em conhecimento, em servir a comunidade, em responsabilidade cívica. Tudo isto ao ser-lhes proporcionado o acompanhamento em projectos ou o apoio em actividades regulares da Câmara Municipal de Setúbal.

Foi o que aconteceu durante as férias grandes a quatro jovens estudantes – a Daiane, o André, a Maria João e a Daniela – que se envolveram em actividades e acções como os Ateliers de Verão, a SetFesta e a Festanima. Inserido na Divisão de Museus, o André, com um inglês fluente, acabou mesmo por fazer visitas guiadas.

Outra estudante, de Psicologia, manifestou interesse em trabalhar com jovens de risco. Foi integrada no Espaço Aberto da Bela Vista.

O arranque do programa “Atitude Positiva – Desperta a Tua Vocação”, que pretende formar uma bolsa de voluntários que posteriormente possam ser incluídos noutras entidades parceiras, contou com 13 inscrições, um número considerado bastante animador.

Quem ainda não foi “chamado” não desanime, pois o projecto continua. E para aqueles que estão interessados nesta experiência de enriquecimento pessoal, as inscrições estão sempre abertas.

O Natal é sempre uma época do ano em que o espírito de entreajuda, de solidariedade e de voluntariado é despertado. Quem sabe se não é com uma “Atitude Positiva” que, durante umas férias, se encontra a vocação.

Para mais informações:

Gabinete da Juventude - Rua Amílcar Cabral, nº12

Telefone: 265 236 169

Organização: Câmara Municipal de Setúbal


Informação retirada do guia de eventos on-line da C.M. de Setúbal do mês de Novembro.

Sem comentários: